RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO
Esse espaço é destinado aos estudos para buscar melhorar sua compreensão em alguns assuntos.
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A GENÉTICA E OS ESTUDOS DE MENDEL
Gregor Mendel (1822-1884) foi um monge agostiniano e cientista austríaco que viveu no século XIX. Ele é conhecido como o “pai da genética” devido aos seus estudos pioneiros sobre a hereditariedade e suas leis de transmissão de características entre gerações
Os registros de Mendel sobre as ervilhas
Após a realização dos cruzamentos com as ervilhas e a observação das características apresentadas pelas gerações F1 e F2, Mendel estabeleceu algumas definições para os fatores apresentados pelos indivíduos de cada geração. As ervilhas amarelas da geração parental apresentavam como fatores VV, que condicionavam a característica da cor observada. Já as ervilhas verdes apresentavam vv como fatores. Cada ervilha parental transmitiu um fator para seus descendentes. Assim, todos os indivíduos da geração F1 apresentavam como fatores Vv, sendo todas amarelas. Ao observar que, na presença do fator V, o fator v não era expresso nas ervilhas da geração F1, Mendel estabeleceu a relação de dominância e recessividade entre os fatores. Dessa forma, V é dominante em relação ao fator v, que é recessivo.
Para saber mais:
- Acesse o texto, disponível em:https://pt.khanacademy.org/science/ap-biology/heredity/mendelian-genetics-ap/a/the-law-of-segregation
- Ou se preferir, acesse a videoaula do canal Futura, disponível no link:https://youtu.be/jZH_S4b1elQ?si=nNOwcRWQc_brnIqi
A evolução da vida na Terra
Esse estudo trata das teorias evolucionistas e a importância da contribuição de diferentes estudiosos para a construção do conhecimento na Ciência, partindo dos registros fósseis e como eles contribuíram para a compreensão da história dos seres vivos, promovendo uma mudança no paradigma da visão sobre a origem e a diversidade das espécies como conhecemos atualmente. Em seguida, a importância e o impacto das ideias evolucionistas de Darwin e Wallace no momento histórico em que foram propostas. Além disso, introduz a contribuição dos conhecimentos de genética para a compreensão da variabilidade de características dos organismos descrita por Darwin, ressaltando a importância do trabalho conjunto de diversos cientistas ao longo dos anos.
- Para saber mais acesse a videoaula do canal Futura. Disponível em:https://youtu.be/0D1NRusC-QU?si=8hMFklyaLzI7z9SX
SOLUBILIDADE
A solubilidade é a capacidade que uma substância (soluto) tem de se dissolver em outra substância (solvente), formando uma solução homogênea. Ela indica quanto de soluto pode ser dissolvido em uma quantidade fixa de solvente, geralmente sob determinadas condições de temperatura e pressão. Diferentes substâncias apresentam diferentes capacidades de dissolução, e fatores como temperatura, agitamento e natureza química do soluto e do solvente influenciam diretamente esse processo.
O coeficiente de solubilidade é o valor numérico que expressa a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em 100 gramas (ou 100 mL) de solvente, em uma temperatura específica. Ele permite comparar a facilidade de dissolução entre substâncias e determinar se uma solução é insaturada, saturada ou supersaturada. Assim, o coeficiente de solubilidade é fundamental para compreender fenômenos como formação de precipitados, cristalização e comportamento das soluções em diferentes condições.
- Para saber mais, você pode acessar a videoaula do professor Cabral, disponível em:https://youtu.be/8AkTRG7_RqM?si=kRsrz0b4lUlOGzLH
CONCENTRAÇÃO DAS SOLUÇÕES
A concentração das soluções é uma medida que indica a proporção entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente ou de solução. Ela expressa o quanto de soluto está presente em uma determinada quantidade de mistura, permitindo comparar soluções, realizar cálculos químicos e compreender fenômenos do cotidiano, como preparo de medicamentos, análises laboratoriais, controle de qualidade e processos industriais.
Existem diversas formas de expressar a concentração, como concentração em g/L, mol/L (molaridade), percentuais (% m/m, % m/v, % v/v) e ppm, cada uma adequada a diferentes situações. Em todos os casos, a concentração fornece uma ideia clara da “força” ou da “quantidade relativa de soluto” presente na solução. Quanto maior a concentração, maior a quantidade de soluto dissolvido; quanto menor, mais diluída está a solução. Assim, compreender concentração é essencial para manipular soluções de forma precisa e segura, tanto na química quanto em aplicações práticas do dia a dia.
- Para saber mais, acesse a videoaula, disponível no link:https://youtu.be/a1OAaKYC3kI?si=ZuhwDD9L6fde0LsU
Ou a videoaula no link:https://youtu.be/4n_t_w2pBoo?si=oo6VNdpsMJVmrSga
PILHAS E ELETRÓLISE
As reações de oxirredução (ou redox) são processos químicos em que ocorre transferência de elétrons entre substâncias. Em toda reação redox, uma espécie perde elétrons (oxidação) e outra ganha elétrons (redução). Esses processos são fundamentais para o funcionamento das pilhas e da eletrólise, embora aconteçam de maneiras opostas.
Nas pilhas (ou baterias), as reações de oxirredução acontecem de forma espontânea, produzindo energia elétrica. O metal que sofre oxidação libera elétrons, que viajam por um circuito externo até o eletrodo onde ocorre a redução. Assim, a pilha converte energia química em energia elétrica, sendo usada para alimentar dispositivos.
Portanto, enquanto as pilhas geram eletricidade a partir de reações espontâneas, a eletrólise usa eletricidade para provocar uma reação química. Em ambos os casos, as reações de oxirredução estão no centro do processo.
- Para saber mais acesse a videoaula:https://youtu.be/Dm03CZ5mpNs?si=3K8caDo27zGkmJqe
Ou
https://youtu.be/-RU1ywag0Dg?si=ywgq3j8XO-UgIi4T



